DE SERRA
PELADA


AO


OSCAR DA
ALIMENTAÇÃO



LINHA DO TEMPO


A esquerda Eng° Marco A. Castilho e seu amigo ao lado em Serra Pelada.



O INÍCIO

Foi em Serra Pelada em 1983 que o Eng° Marco A. Castilho comeu Açaí pela primeira vez.

Participa do maior prêmio da alimentação pela Food Ingredients, com um produto inovador de Açaí.


Ao centro, Eng° Marco A. Castilho recebendo o prêmio.



NO PARÁ...

O primeiro contato com o fruto aconteceu no Pará, na região de São Félix do Xingu,onde só se chegava de barco ou de avião.

Corredeiras do rio Xingu

Até hoje os americanos não entendem como um pequeno Cesna para seis pessoas conseguia levantar vôo com nove passageiros e mais 200kg de carga.

...E EM SERRA PELADA


Eng° Marco A. Castilho em Serra Pelada garimpando

Em Serra Pelada, o trajeto de subida e descida até a cava (onde se trabalhava) era de 10km.


A esquerda Eng° Marco A. Castilho e seu amigo ao lado em Serra Pelada.

Este trajeto era feito diariamente, onde precisavam subir várias escadas de 10m de altura cada.



O Açaí era muito consumido pelos trabalhadores de Serra Pelada, pois dava muita energia e ao observar as pessoas consumindo algo roxo, Marco procurou saber do que se tratava. Após conhecer o açaí, passou a consumir e percebeu que além de dar mais energia para o dia a dia, ainda diminuia as dores musculares.



EM UM CAFÉ NA REDE
CHEZ MICHOU NO GUARUJÁ

O Açaí era servido em forma de coquetéis e utilizando uma máquina de frozen já com a mistura do Açaí, guaraná e frutas, que posteriormente seria denominada MIX, começava a inovação.

Eng° Marco A. Castilho ao lado de sua esposa.

Mais tarde, visto que a máquina tinha um custo alto de difícil acesso, surgiu a grande ideia de fabricar o MIX e envasar em potes de 200g.

Durante muitos anos o Açaí ficou restrito ao Rio de Janeiro, servido na tigela. Em 1995, o engenheiro Marco A. Castilho criou o primeiro produto de açaí pronto para consumo: O açaí mix ou "Açaí do potinho", que deu origem a expressão "Mix".

Esse trabalho pioneiro abriu o mercado de açaí para o Brasil e o mundo, pelo fato da praticidade do produto e o fácil acesso.



NOTÍCIAS EM JORNAIS DE VÁRIAS REGIÕES

Com o sucesso do Mix, o açaí começou a ser conhecido por mais regiões e foi se espalhando rapidamente pelo Brasil.

Com muito conhecimento e experiência adquiridos ao longo do tempo sobre o Açaí, Marco decidiu iniciar sua carreira como consultor.

Atuou oferecendo seu conhecimento para diversas empresas durante quase 10 anos na área industrial em projetos de beneficiamento do fruto e no desenvolvimento de produtos como sucos, mix de açaí e produtos inovadores como o snack de açaí que inclusive conquistou prêmio.



CLIENTES

  • Hinode

  • Frooty

  • Quy Sorwetto

  • Bony Açaí

  • Fruta Mil

  • Ricaeli

  • MonaVie

  • Amazoo

  • Mais Fruta

  • Agrana



SEMPRE INOVANDO

Participou do maior prêmio da alimentação brasileira - Food Ingredients - considerado o Oscar da alimentação em mais um de seus desenvolvimentos de sucesso com um produto inovador de Açaí chamado Karoço da empresa Smart Açaí.

Eng° Marco A. Castilho recebendo o prêmio na Casa das caldeiras em São Paulo.
Karoço de Açaí

Um produto que imita o fruto em seu formato e a inovação vem da mistura da manteiga de cacau com Açaí liofilizado, acerola liofilizada, guaraná em pó e um núcleo feito com cereal de castanha do Pará, resultando no primeiro lugar da premiação pela Food Ingredients como "O produto funcional mais inovador de 2013" reconhecido por um comitê com 30 profissionais renomados da área de alimentação Karoço de Açaí.

Em 2016, o Engenheiro Marco Castilho decidiu utilizar toda a sua experiência para ir em busca do melhor açaí e seguir com a criação da Fábrica e Loja Açaí da Fábrica

Açaí da Fábrica atualmente